Sobre o Escudo



Sobre o Escudo                                   Estrutura e funcionamento                                   Parceiros


Surgimento do Escudo

O Escudo dos Vales foi criado no início de 2012, por Bruno Beganskas e Vinícius Arruda, aficcionados pelo recriacionismo, em especial o recriacionismo viking. Após alguns meses existindo apenas no papel, o grupo tomou vida na metade do mesmo ano, com a proposta de divulgar uma prática quase inexistente no Brasil.
O grupo, assim, nasce da vontade de popularizar algo aparentemente tão restrito, mas ao invés de acolher os interessados sob um único estandarte, nosso desejo é fomentar a criação de outros grupos pequenos, mas coesos, com todo o rigor que deve se esperar dos praticantes do reenactment. Para isso, estamos sempre abertos aos interessados, ainda que não recrutemos novos membros com frequência.

O Nome

O Escudo dos Vales é um grupo paulistano, ainda que nem todos os seus membros morem na cidade de São Paulo. No entanto, é em São Paulo que o grupo pretende agir e portanto, achamos justo que o nome do grupo devia refletir sua origem.
São Paulo é uma cidade repleta de rios e córregos e, consequentemente, vales. A possibilidade de nomear o grupo à partir do apelido de Terra da Garoa dada à esta região foi descartada pelo simples motivo de que as precipitações que temos na cidade nos dias de hoje diferem em muito das garoas que se faziam constantes por essas bandas décadas atrás, mas os rios e seus vales se mantém uma característica presente, ainda que sejam poluídos ou modificados. Além disso, uma característica geográfica nos pareceu mais agradável que uma característica climática.
Quanto ao termo escudo, surge do kenning - uma espécie de metáfora usada por poetas escandinavos durante a idade média - utilizado para se referir a "protetores" ou "àqueles que lutam em defesa de algo". Assim, somos aqueles que lutam à favor da região onde vivemos, o que se torna apropriado uma vez que nossa vontade é a de divulgar o recriacionismo em nosso país.

Recorte

Todo e qualquer recriacionista recria uma época em um local específico. Esta época e local podem ser mais ou menos amplos, dependendo do gosto dos envolvidos, embora nunca sejam períodos longos o bastante para gerarem anacronismos muito grandes - como um recriacionista medieval usar um escudo lombardo do século VIII e um elmo veneziano do século XIV, ainda que estejam na mesma região - e nem espaços longos de mais - como um recriacionista vitoriano representando um lorde inglês que use uma katana.
Sendo assim, o Escudo dos Vales tem por balizas cronológicas a segunda metade do século IX até a primeira metade do século XI e como enfoque geográfico a região do Báltico e suas margens, com algumas restrições e adições.
Em poucas palavras, recriamos aspectos da vida dos escandinavos, dos eslavos mais setentrionais (os polanos, por exemplo), baltos (curônios, lituanos, letões...) e os rus (tanto de Kiev como de Novgorod). Como é notável, excluímos os francos e adicionamos os kievanos, apesar das distâncias, mas esta é uma opção que com o tempo pode ser revista.